Esposende em Bloco – 2023/10/23
Participantes: Manuel, Pedro, Luis, Miguel.
Damos as boas vindas ao Luís, activista de Felgueiras, há dois anos em Esposende que traz a sua experiência como Técnico de Segurança no Trabalho e vontade de criar formações onde possa esclarecer sobre os nossos direitos laborais.
Pontos discutidos
Novas formas de abordagem e contacto com a população.
Recapitulação da presença do bloco na marcha LGBT, de onde foi salientado o apoio estrutural e mensagens de apoio, assim como a sugestão para melhorar a visibilidade do apoio do bloco a esta iniciativa.
Resultados da manifestação Habitação, tema quente social, assim como a presença no Forum Habitação… ?
Recursos para obter dados e documentos públicos.
Medidas concretas para a Promoção de Rendas Acessíveis, políticas de fomentação de novos pólos habitacionais, mecanismos de fiscalização, consequências, e sustentabilidade destas mesmas. Temas que serão levados a discussão nas palestras a serem promovidas em breve.
Questionou-se o plano para os fundos prometidos pela CME no valor de 26M€, e quais foram os resultados dos 6M€ já declarados, sendo que já outras autarquias já estão muito mais avançadas no processo.
Actualização sobre o tema Pedrinhas/Cedovém, com a intenção de ouvir mais vozes do grupo que se formou em defesa das duas povoações.
Discutiu-se a mobilidade no concelho e inter-concelho e onde estão a ser aplicados os fundos comunitários.
Com as novas instalações de empresas de supermercados, discutiu-se se estão a ser promovidas as mesmas actividades de destaque de novas empresas locais, a transparência da atribuição das bancas no mercado, e se a START Esposende tem competências suficientes para iniciativas para novas actividades primárias.
Declarado o apoio à mobilização de protestos pela falta de financiamento ao Hospital de Barcelos que serve a nossa população.
Atualização do trabalho feito para combater a falta de espaços de educação infantil.
Foram discutidos problemas de transparência e o privilégio dúbio dado a elementos próximos do partido da CME.
O resultado da alienação do trabalhador e novas propostas de acompanhamento nos direitos laborais.