Queremos saúde para todos!

A saúde é um bem e um direito a que a todos nos assiste e os habitantes do Concelho de Esposende não são exceção.

Num concelho onde os dois únicos hospitais são de gestão privada, e os centros de saúde, que recentemente foram proliferados pelas freguesias, não conseguem dar mais resposta a despistes e pequenos curativos .
Os serviços de prestação de cuidados de saúde primários devem assegurar “cuidados completos, desde a promoção e prevenção ao tratamento, reabilitação e cuidados paliativos, tão perto quanto possível do seu ambiente diário”. Em Esposende, a capacidade de resposta das Unidades de Saúde Familiar (USF) e Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) limitada pela falta de infraestruturas e recursos humanos, não garantindo a acessibilidade e a globalidade dos mesmos. e nos obriga a deslocações para os concelhos limítrofes urge que as entidades oficais revejam a política de saúde que é dada aos nossos cidadãos e que permitam finalmente que todos tenham o acesso devido acresce ainda que qualquer encaminhamento para Cuidados de Saúde Hospitalares ou consultas de especialidade implica o recurso a serviços privados ou deslocações para fora do concelho.

Somos cientes que a saúde muitas vezes não espera pelas resoluções de amanhã, o Bloco de Esquerda fará da criação de novas formas de acesso à saúde uma das suas bandeiras,a curto prazo, elaboração de protocolos de Colaboração entre o Município e as Entidades da área da saúde ,como na zona de Bonfim ( Porto) e também o estabelecimento de parcerias com as instituições de ensino superior da área da saúde, para rastreios, promoção de saúde, entre outros.

Apresentaremos também soluções mais estruturais no médio/longo prazo no decorrer da campanha.

As nossas autoridades locais devem ser mais ativas na busca do reforço das equipas presentes nos centros de saúde do Concelho de Esposende tal como a capacidade de resposta nos apoios domiciliários, uma realidade trazida à luz com a situação do COVID19

Queremos um acesso gradualmente gratuito à saúde para todos e buscaremos novas soluções de apoio e novos sistemas de saúde públicos.e seremos ousados, independentes e responsáveis nas nossas propostas!